terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dicas de Marc Vaughan

Marc Vaughan foi um dos desenvolvedores do CM 01/02 e o criador do Manual do Jogador disponível no site da SIGAMES.

Nosso amigo, Antônio Monteiro Jr. da comunidade do CM01/02 traduziu algumas partes do Manual, com algumas considerações táticas pessoais do próprio Marc, que ele colocou no final do Manual, e que são muito interessantes.

Confira abaixo:

Outras notas táticas de interesse:

"Esta seção detalha táticas que eu usei durante partidas, elas podem ou não ser interessantes para você."


Assustando e obrigando o oponente a se render

Se um jogador oponente está controlando o jogo, mas possui baixa “BRAVURA” você deveria considerar colocar marcação homem-homem com um “brucutu” (com BALANÇO E AGRESSÃO). Isso geralmente faz com que o jogador evite lances mano a mano e você pode impor mais vitórias nesses lances ao adversário.


Dando espaço aos jogadores criativos

Eu não recomendo que você mande seus jogadores criativos PRESSIONAREM, pois isso significa que eles deverão estar muito próximos à marcação quando você recuperar a bola.


Pressionando

O 01/02 é diferente do 00/01, nele os seus jogadores não poderão pressionar o tempo inteiro sem se cansar, a não ser que possuam grande RESISTÊNCIA. Se não for o caso, eu uso a pressão por pouco tempo, apenas para evitar a pressão do adversário.


Defendendo deste o ataque

Se você tem atacantes trabalhadores eles às vezes podem ser úteis se você mandá-los fechar a defesa adversária. Isso irá prevenir que os defensores tenham tempo de pensar jogadas perigosas e muitas vezes causam erros grotescos, que levam a muitos gols.


Maximize a eficácia das bolas paradas

Eu DEFINITIVAMENTE recomendo que você edite direitinho os jogadores que ficarão no ataque e na defesa nas bolas paradas.

Particularmente para escanteios eu recomendo colocar na DEFESA todos os jogadores com mais de 15 de IMPULSÃO e no ataque quem tenha mais de 15 de IMPULSÃO ou ANTECIPAÇÃO/ SEM BOLA (para rebotes).


Segurando a bola

Eu recomendo usar SEGURAR A BOLA em jogadores com alto BALANÇO, DRIBLE e TÉCNICA (principalmente se for lento), e se ele jogar de Líbero ou Volante, pois isso dará tempo dos outros joagadores chegarem ao ataque.


Veja quem é o árbitro

Eu recomendo não jogar com DESARME DURO caso o juiz seja RIGOROSO. Mas isso dá certo muitas vezes também, principalmente se o adversários tem jogadores fáceis de intimidar.


Acertando cruzamentos para a área

Se você têm jogadores altos (Boa IMPULSAO e CABECEAMENTO) no ataque tente jogador com laterais avançados ou pontas, e mande eles ao ataque, isso criará muitas jogadas pelas pontas e muitas chances de cruzamentos certeiros.


Forçando os atacantes a correr

Se você quer forçar seus atacantes a se movimentar para trás da defesa basta colocar seu posicionamento no SEM BOLA para trás dos defensores adversários; isso o fará avaçar para o ponto futuro quando seus meias tiverem a bola, e no caso de impedimento, ele retornará a posição original.

IMPORTANTE: só recomendo isso se o jogadores tiver ótimos atributos SEM BOLA e não estiver cansado.


Outras táticas a ter em mente quando organizar seu time:

· Se um adversário tomar cartão amarelo ele terá medo do mano a mano; coloque os seus atacantes próximos a ele para CORRER COM A BOLA.
· Se você tiver atacantes não cansados e com grande velocidade e drible sempre deixe a caixa CONTRA-ATAQUE acionada.
· Seu capitão influencia muito na mentalidade do time; cuide bem na hora de escolhe-lo.
· Se seus defensores estão cansados tenha cuidado com o DEFESA EM LINHA.
· Jogadores muito jovens e descansados, entusiasmados com a chance mesmo sendo fracos tecnicamente costumam ser mais úteis que jogadores bons e veteranos, mas cansados, mesmo que sejam titulares.
· Jogadores com RESISTÊNCIA baixa sempre se cansarão absurdamente se ordenados a pressionar.
· Se o seu jogadores foi tocado você deve considerar seriamente substitui-lo para evitar uma lesão.

SEMPRE que a condição de um jogador baixar de 70% significa que ele não tomará mais parte ativa no jogo. Troque ele imediatamente pois senão estará jogando com um a menos.


Influência das condições climáticas

Ventoso - Passes longos mais difíceis, difícil chutar de longe, mas também mais difícil defende-los.

Chuviscos - Controle de bola um pouco mais difícil.

Seco - Neutro

Chuvoso - Mais difícil controlar a bola. Jogadores tendem a escorregar, cansarão mais rápido.

Tempo quente - Jogadores cansam um pouco mais rápido

Tempo frio - Jogadores com baixo ÍNDICE DE TRABALHO e MOTIVAÇÃO serão ligeiramente inclinados a apenas cercar e andar em campo.

DiDitador!
Colaboração (Tradução): Antônio Monteiro Jr.
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=10314259616355424564
Original de: Manual do Jogador (Championship Manager 01/02) - por: Marc Vaughan

Nenhum comentário: