terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Nem a força de uma tragédia separa o CM de um "Manager".

Por Cleyton Santos
(COLABORADOR ESPECIAL)

Presenciamos no domingo, dia 23 de novembro, talvez uma das maiores tragédias desse país. Diversas cidades catarinenses foram atingidas: Blumenau, Brusque, Ilhota, Gaspar... Até o momento, houve mais de 100 mortos, com clara possibilidade de haver mais pessoas soterradas.
Mas havia uma preocupação especial por parte da comunidade acerca de uma pessoa que mora em uma das cidades mais castigadas pela tragédia: Itajaí.
Seu nome é Mariel Eduardo, mais conhecido como ‘Marygramática’ devido ao excesso de erros de português nas mensagens que posta no ORKUT.
Agora, teremos uma entrevista com ele, que irá falar sobre como foi essa difícil semana, mas também falar de coisas boas, como o CM.

Nome: Mariel Eduardo
Idade: Não fala nem por sacrilégio
Cidade onde nasceu: Ituporanga/SC
Cidade onde vive: Itajaí/SC

---------------------------
CS: Mariel, inicialmente, você pode dizer para todos os membros como você está atualmente? É porque houve uma enorme preocupação com você nesse últimos dias.

MARIEL: Então cara, como já havia dito na comunidade minha família está toda bem. Conseguimos sair todos com saúde, perdemos mesmo foi a parte do 'bem material' né. Mas como eu sempre digo: ''saúde e paz o resto agente corre atras''.
Nesse momento estou em Ituporanga, minha cidade natal e já estou indo pra Itajaí ver como estão as coisas. Parece que se salvou bastante coisa da casa e tal, difícil mesmo é saber que muitos amigos meus perderam tudo e sobre a morte de um deles.

---------------------------
CS: Estão havendo muitos problemas no estado de SC, não apenas em Itajaí, mas tambémem Gaspar, Brusque, e principalmente em Ilhota. Você têm muitos amigos nestas outras cidades?

MARIEL: Tenho parentes em Blumenau, sei que eles ficaram ilhados por muito tempo, e até moram em lugar de risco e saíram de lá... mas em Ilhota, Gaspar, Brusque e tal não tenho parentes e nem amigos... mas sinto muito por todos eles.

---------------------------
CS: Diversos organismos e organizações foram criadas para ajudar as pessoas que estão desabrigadas. Você teve tempo de ver se a ajuda estava chegando nas cidades?

MARIEL: Cara, com certeza. Tá ajudando muita gente, podem continuar doando que está ajudando todos e muitos precisam muito mais. A mobilização do povo brasileiro foi fantástica!

---------------------------
CS: Isso te impressiona, se levarmos em conta que o estado de Santa Catarina é 'hospitaleiro' com quem viaja, mas nem tão agradável para quem chega de outro Estado? (Lembrando que estudantes do estado de SP são 'personas non gratas' em SC)

MARIEL: Pô pra mim isso é mentira... Santa Catarina sempre recebeu todos bem, sejam visitantes e moradores de longe.. com certeza! Lógico que agradar gregos e troianos é impossível, mas com certeza quem quiser vir por aqui vai ser bem recebido. entendo sua pergunta. Pra mim, sempre foi uma lenda; pura lenda mesmo, quem já veio pra cá sabe!

---------------------------
CS: Voltando para a parte da mobilização, não foi apenas o povo brasileiro que se mobilizou, mas também governos de países vizinhos e de países que têm diversos descendentes em Santa Catarina - A Alemanha, por exemplo doou 200 mil Euros, para ajudar na reconstrução -. Você imagina o quanto que esta ajuda contribui para a reconstrução e revitalização das cidades atingidas?

MARIEL: Bom pelo que me lembro, vários países ajudaram na enchente de 1984, inclusive a Alemanha que têm varias colonias espalhadas por Santa Catarina. Isso é fantástico pra restabelecer tudo aqui, já que a tragédia foi enorme e como todos sabem somos um pais sub-desenvolvido.

---------------------------
CS: Como que aconteceu da chuva atingir a sua casa? Foi do nada?

MARIEL: Totalmente do nada. Sábado á noite tava jogando CM com Pedroza (um dos moderadores da comunidade do CM01/02 no ORKUT); domingo de manhã já tinha água invadindo a casa, subindo rapidamente, tirar as 'paradas' da casa era totalmente fora de cogitação. Jogamos as coisas de maior valor pra cima e saímos, menos o meu pai que ficou querendo evitar os saques (o que é um ABSURDO!). O que teve de gente roubando as casas. Enfim, fui para o hotel, fiquei totalmente sem noticias: sem agua e sem luz por 3 dias ilhado.
A grande dificuldade da enchente talvez foi essa de estar ilhado e estar totalmente sem noticias do meu coroa que fico em casa.
As causas da enchente chegar em casa foi o nível do mar. Como diria os mais velhos: 'Quando o mar quiser recuperar o que é dele, vai recuperar!

---------------------------
CS: E como foi esse tempo que você ficou sem notícias do seu pai?

MARIEL: Tenso né cara. Tentava ligar para o bombeiro ir lá resgatar ele, mas eram tantas ligações que nem dava. Defesa Civil então nem pensar. Quase 5 horas nessa situação até que ele apareceu lá no hotel com cachorro e tudo, mas já dizendo que tinha perdido tudo la em casa. Foi foda. Experiencia que eu nunca achava que ia passar.

---------------------------
CS: Após você ir para sua cidade natal, você começou a ver o que realmente havia acontecido na cidade e no estado?

MARIEL: Isso, aqui que eu vi todas as noticias o que aconteceu, como foi, conversei com pessoas que me passaram as informações sobre amigos e tal. Bem triste. Mas fiquei muito feliz com a galera do ORKUT, que me apoio muuuuuuito!

---------------------------
CS: Era exatamente disso que iria perguntar. O Talisson, junto com o Thiago Felizardo e o Lucas Zapparolli (todos também membros da comunidade do ORKUT) lembraram que você vivia em uma das cidades atingidas e criou um tópico dedicado á esta busca, e também para a tragédia. Como que você viu essa atitude por parte dos três?

MARIEL: Cara... simplesmente sensacional, nunca esperava isso, foi muito bom quando cheguei aqui meu primo Claudio, Jader passo informações minhas aí pra galera veio me avisar sobre o tópico e tal...
O apoio da comu foi muito massa. O Dan, cara super gente fina, Gustavo, Fábio, Pedroza, Lucas, Talisson, Zappa, Felizardo... enfim todos da comu que postaram lá dando apoio que me alegrou bastante em um momento muito ruim.

---------------------------
CS: Você chegou a chorar ao ver a preocupação de todos com você?

MARIEL: Confesso que quase cara. Por que isso muitos amigos meus que eu conheço não fizeram, até alguns da minha própria família não ficaram tão preocupados como o pessoal da comu. Vou guardar isso pra sempre pode ter certeza. Sei que chegaram em amigo por amigo do orkut pra procurar informações sobre mim foi muito foda.

---------------------------
CS: Você soube recentemente que teu pc ainda estava funcionando. Foi uma surpresa?

MARIEL: Totalmente. Como eu disse a todos, eu não esperava ver nada, nada mesmo. De repente, eu fico sabendo que minhas roupas, meu PC se salvaram foi muito bom. Essa sorte eu tive, mas que nem todos tiveram, que perderam todos os imóveis, casa, e até o próprio terreno!

---------------------------
CS: Grandes pessoas passam por grandes 'testes'. Você chega a considerar este caso sendo um 'teste'?

MARIEL: Teste? Talvez uma grande experiência de vida. Você não tem noção como eu tô dando valor nas coisas: Família, amigos... tudo mesmo!

---------------------------
CS: Que lição você tira desta tragédia?

MARIEL: Lição que eu tiro é que temos dar valor no que temos e parar de reclamar da vida e ajudar o próximo, que com certeza você receberá em dobro no futuro!

---------------------------
CS: Como vai ficar o "saved game" junto com o Pedroza, no CM?

MARIEL: Maior saudade cara. Tô louco pra jogar. Na verdade, sábado jogando com Pedroza era um amistoso pra testar tática, mas logo quero um abrir um save com o "nuba" (risos).

---------------------------
CS: E enfim, não é nem uma pergunta, é uma mensagem que você manda para todos que lhe apoiaram nestes momentos tão difíceis.

MARIEL: Queria agradecer mesmo o pessoal aí da comu, que me apoiaram nesses dias tão difíceis da minha vida. O apoio da galera foi FANTÁSTICO! Geral da minha família fico bolado com tudo. Em especial, ai você pela entrevista e pelo apoio que sempre me deu, o Dan, Charles, Talisson, Felizardo, Gustavo, Kuati, Fábio, Pedroza... enfim a comu inteira que deixou seu apoio. Valeu mesmo!
Como já havia dito, nunca esquecerei do gesto, e logo logo tô aí pra ganhar finalmente um camp na comu essa da Liga do Oriente meu time tava certinho hein?? (risos) e ganhar um torneio no poker aí com você e o Junior da comu ! (risos)
Obrigado!
Abraço!

---------------------------
Entrevista realizada por:

► Cleyton Santos (Ex-membro da comunidade do CM01/02 no orkut e estudante de Jornalismo)
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=10420317872390587864


Agradecimentos:
► Mariel Eduardo (Uma das milhares vítimas do desastre das cheias de Santa Catarina e membro ativo na comunidade do CM01/02 no orkut, fã do game).
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=13673409844769225798


AJUDE O POVO CATARINENSE:
http://www.desastre.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=13&Itemid=2


DiDitador!

3 comentários:

Cleyton Santos disse...

Olha, Ditador, quando você colocou a entrevista no blog, fiquei bastante feliz...é uma forma de reconhecimento do meu trabalho, mesmo eu me afastando da comu há quase 6 meses.
Meu sincero muito obrigado, esse post me deixou muito feliz, principalmente por ser o único em que constará meu nome (como eu disse, é minha última entrevista na comu), mas já valeu por muitas outras entrevistas.
A experiência de vida que o Mariel teve é sensacional, podem ter certeza, que, caso ele não ganhe o título no CM, ele já conquistou um título na vida dele, pois ele agregou experiências e contribuiu para que nós entendessémos (nem que seja por um instante) o tamanho da situação dessa tragédia.

Meus sinceros agradecimentos.
Muito obrigado.

Cleyton Santos

raphael schettino disse...

Bela entrevista.
foi uma pena oque aconteceu
é de dever de todos ajudar doando para as contas bancarias ou enviando mantimentos.

Unknown disse...

Putz eu não sabia que tinha acontecido tudo isso com Maribel! =/

Muito boa a reportagem! Parabéns a todos. Sábias palavras Mariba! ;*

Márcio