Olá, primeiramente gostaria de dizer que é a minha primeira análise, portanto, é possível que não fique boa, porém, estava a fim de fazer uma e tentei essa.
O Championship Manager 2001/2002, como todos sabem, foi lançado no dia 12/10/2001 (Versão para PC), 16/11/2001 (Versão para MAC) e 14/04/2002 (Versão para XBOX).
Desde sua criação o jogo foi ganhando muitos fãs pelo mundo, estes mesmos que migravam de jogos como o Elifoot e até a própria versão anterior do CM (99/00).
Depois de fazer sucesso entre os jogos managers da época, foi lançado um sucessor para ele, o CM 03/04. Este jogo possuía um visual completamente diferente do que era conhecido na época, com visão de jogo 2D, novas ligas disponíveis, uma base de dados maior entre outras coisas.
Mas com tantas novidades presentes, algo teria que ficar pior, correto? Sim, o jogo ficava muito lento para 99% dos computadores presentes nas casas da época, o que o tornava muito chato e cansativo.
Por essa nova versão não ter o mesmo sucesso que a antiga, produziram mais duas versões do CM, mas, apesar do esforço de seus produtores para criarem um jogo melhor, novamente nenhuma obteve tanto sucesso.
Então chegou o ano de 2004, 5 de novembro. A Sports Interactive lançou a primeira versão do maior concorrente do Championship Manager, o Football Manager.
Esta primeira versão apresentava tudo que os atuais Championship Manager's possuíam, porém, melhorados, com mais ligas e base de dados muito maior.
Claro que como todo jogo que algo é acrescentado, ficou mais lento e poucos pc's rodavam com a mesma facilidade que rodavam o CM 01/02. Contudo, mesmo com sua lentidão se comparada ao nosso querido jogo, ele já ia ocupando seu lugar ao sol.
Anos passaram-se, ambos (CM e FM) com novas versões - todas bem criadas, gráficos, base de dados muito bem feita, entre outras coisas - porém, mesmo assim, não conseguiam ultrapassar a melhor versão já criada de managers até o presente momento.
Eis então que chega 2010, a SI investiu muito bem no FM 2011, os fãs "velha guarda" do CM, temiam pelos resultados. Perto do fim do ano, é lançada a tão esperada nova versão do FM.
Em poucos meses de lançamento, atingiu tanto sucesso quanto o Championship Manager 2001/2002, tornando-se a febre entre os games managers do momento. O jogo contava com visualização 3D, muitas novas ligas e jogadores adicionados, não era lento como as versões antigas e entre outras coisas mais. Tudo isso fez com que vários jogadores de CM migrassem para o FM 2011.
Mesmo com o lançamento deste FM que na opinião de muitos é perfeito, nosso CM continua firme e forte, graças aos fãs que ainda tentam manter vivo o jogo, organizando excelentes campeonatos na internet, convidando antigos jogadores para voltarem a jogar este bom e antigo game, criando updates muito bem atualizados e etc.
Championship Manager 2001/2002
• Prós: É mais objetivo, possui uma excelente jogabilidade, bom sistema de táticas e boa velocidade de jogo
• Contras: Pode ser considerado um jogo fácil, por já ser antigo e muitos já fizeram de tudo nele, também possui alguns campeonatos com seu sistema de disputa incorreto, também não tem algumas divisões que foram criadas depois de seu lançamento.
Football Manager 2011
• Prós: Excelente jogabilidade, muitas ligas, sistema de disputa de campeonatos atualizado, divisões corretas, updates lançados praticamente toda semana, caso não tenha a liga que você quer, ela pode ser baixada, excelente modo de interação entre jogador e game.
• Contras: Seu elevado tamanho, o que pode ser ruim para alguém fazer o download pela internet, também é pesado, porém, a maioria dos computadores de hoje em dia rodam este jogo.
E para você, até quando os jogadores do CM 01/02 se manterão fiéis ao game, deixando de lado toda a modernidade dos novos FM's?
Análise feita por: Talisson Ferreira
Agradecimento: Thomas Fake