sábado, 21 de fevereiro de 2009

CRÔNICA - O que faz o CM 2001/2002 ser o melhor?

Todos nós, da geração dos jogos eletrônicos, do Atari (sim, eu tinha 10 anos e juntávamos uma galera na casa de um amigo que tinha um desses extraordinários vídeo-games) até o Play Station 3, temos nossas preferências pessoais em relação a jogos. Na maioria das vezes se refere a uma relação afetiva, a emoção particular que determinado jogo causou em determinada época. Os critérios técnicos, no caso, não importam. O consideramos o melhor, e assim será para sempre. É nesse sentido que eu sempre direi que Resident Evil 2 foi o maior jogo de todos os tempos. E que Winning Eleven 4, ou sua versão européia, ISSS Pro Evolution o maior jogos de futebol da História!

Seria apenas essa a explicação para idolatrarmos o CM versão 01/02? Em parte sim. Provavelmente muitos de nós tivemos o 01/02, ou as versão quase similares anteriores, como o primeiro jogo manager. E por gostarmos desse estilo de jogo, certamente o 01/02 seria sempre defendido como sendo o melhor. Porém, algo fica faltando. Seria plausível que defendêssemos a supremacia dessa versão em meio a uma discussão com os mais jovens, desconhecedores dos jogos antigos, ou em conversa saudosista com antigos amigos que compartilhavam o vício. Talvez tivéssemos pequenas recaídas, esporádicas, voltando a jogar apenas pelo prazer de relembrar. Mas não passaria disso.

Intimamente admitiríamos que as versões novas, com inovações revolucionárias, aproveitamento pleno das capacidades dos melhores computadores, são totalmente melhores. Assim como eu faço, admitindo que RE 4 é infinitamente melhor que o 2, e que os modernos WE deixam o velho ISSS PE quase como uma relíquia histórica. No máximo, diríamos que mesmo sendo melhores, estes jogos jamais causariam em nós o mesmo prazer que os antigos causaram. Mas não seria culpa ou mérito do jogo em si; nós que ficamos mais velhos...

Porém, tenho convicção em afirmar que não apenas eu, mas a imensa maioria aqui, não pensa dessa forma restrita acerca dos méritos do 01/02. O que explicaria, então, que até hoje nós jogássemos essa versão, em detrimento das mais modernas? O que explicaria a existência de sempre novos e inovadores updates, de um jogo lançado há quase 10 anos? Lembrando que quase ninguém aqui que tem carro (eu não, porque sou pobre mesmo) não deve ter um carro tão antigo quando o nosso CM... O que explicaria que novos jogadores, em todo momento, escolhessem o 01/02 hoje, mesmo tendo acesso às versões novas?

Essa é uma pergunta que deve intrigar a todos, principalmente à própria SI Games. Como um game pode perdurar tanto tempo, sendo mantido por uma legião de fanáticos jogadores, que não o abandonam? É inútil procurar uma resposta única. A exigência cada vez maior de máquinas poderosas das novas versões de games manager pode fazer com que muitos, com computadores mais modestos, fiquem no 01/02 apenas por necessidade. Mas mesmo assim um PC queroda bem o 01/02 com certeza consegue rodar algumas versões posteriores, com as ditas inovações. Porque então não são essas as escolhidas?

A facilidade do jogo pode ser um argumento. Mas quem conhece games, e conhece o CM 01/02 sabe que esse é um argumento falho. Por incrível que pareça, o CM 01/02 não é mais fácil que os outros. Se confunde facilidade com rapidez. Pode-se facilmente jogar 10 temporadas em uma semana, e assim se chegar a títulos em alguma delas. As versões modernas, lentas, não te permitem isso. Além disso, estando há tanto tempo no mercado, e com a ferramente da Internet, já existe infinitas dicas de como chegar ao sucesso no jogo, o que dá a ilusão de um jogo fácil; mas com táticas excelentes pre-prontas, que levaram anos para serem elaboradas, listas de jogadores excelentes e baratos, ferramentas externas criadas após o jogo, e a exploração de bugs como o mês-a-mês, so são conhecidas pelo tempo do CM.

Quando eu instalei o 01/02 a primeira vez, tive tantos problemas quanto teria hoje, instalando o CM 2009. Outro argumento comum é o de que o CM é mais rápido, ou “chega mais rápido ao ponto”. Aqui é importante distinguir a interpretação positiva da negativa. Ele é mais rápido por ser um jogo leve. Mas é uma opção do jogador usar os detalhes do jogo em sua plenitude, ou não. Não quer dizer que ele seja simplista; é simplesmente um game que te abre a opção de usa-lo de forma simples! O maior pecado das versões modernas é não permiti-lo...

Enfim, então por quê o CM 2001/2002? Porque somando tudo, ele ainda é, mesmo hoje, a melhor combinação entre realismo, simulação, praticidade, simplicidade e jogabilidade! Tanto o jogador que quer "zoar", usando a WW2 como tática, criando o time da rua no Editor, e colocando Pelé e ele mesmo no time, só pra ganhar tudo, como aquele jogador experiente que quer realmente simular uma temporada como manager, tanto aquele que precisa de um jogo adaptado a sua máquina quanto aquele que quer um jogo de fácil compreensão e manejo, todos podem usar o 01/02! Por isso, encerro meu texto com um agradecimento ao "staff" que criou o jogo, pela sua verdadeira genialidade. E um alerta à todos que jogam o Championship Manager 2001/2002: cuidado, pois se você for criar um novo "SAVE" agora, provavelmente perderá as próximas 5 horas do seu dia no jogo!!!!!!

Antônio de Pádua Monteiro Jr.

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

Simplesmente o melhor de todos os managers hein ow... Eu acho que devia ser lançado um "CM Gold" comemorativo, usando o CM 2001/02 como base, mas tendo mais países e estando totalmente atualizado.