terça-feira, 9 de novembro de 2010

Review: J-League

Renan Pinheiro
@Wakashimazu

Como vão pessoal? Na estréia do "japonês" do blog, nada melhor do que falar sobre a liga da minha terrinha, a Japanese League, popularmente conhecida como J-League! Vamos ver sobre sua criação e como ela é no CM 01/02 e algumas dicas de jogadores.

A Liga Japonesa de Futebol Profissional (em japonês: 日本プロサッカーリーグ Nihon Puro Sakkā Rīgu) ou J. League (em japonês: Jリーグ Jei Rīgu) é o maior campeonato profissional de futebol do Japão e, junto com o campeonato sul-coreano (K-League), a liga de futebol mais rica da Ásia.

A J. League foi criada em 1992, e sua primeira temporada começou no dia 15 de maio de 1993. A liga começou com dez times, oriundos da antiga Liga japonesa de futebol criada no pós-guerra japonês. O sucesso da primeira temporada foi tamanho que deu origem a uma rápida expansão, com praticamente dois novos times se juntando à liga a cada nova temporada até a disputa de 1996. Em cada uma das duas temporadas seguintes, um novo time se juntou à liga.

Enquanto isso no CM ...

A disputa no CM é boa e, a liga é um desafio interessante, principalmente se você só joga ligas poderosas e quer novos ares ou curte ligas "alternativas". A formula de disputa é bem simples, será campeão da Liga o time que terminar em primeiro nos dois turnos (campeão direto) caos contrário, os campeões do primeiro e do segundo turno, jogarão ida e volta para saber quem é o melhor time japonês do ano. Dois times caem e 2 sobem por ano.

Você pode ter quantos estrangeiros quiser no time porém, somente 3 podem ir para os jogos do nacional (continentais podem ser convocados mais de 3). Seu banco de suplentes, é formado por 5 jogadores, isso acaba exigindo de você sabedoria para formar o banco e também para fazer o rodízio de atletas pois, é melhor evitar problemas emocionais no time.

Dependendo do time que você escolher, a influencia vai atrapalhar um pouco mas, tente contratar os jovens da seleção sub-21, destaque para o polivalente defensivo Abe (D/MD DEC). Outra dica, é confiar no seu olheiro, claro que dê preferência para os jogadores com 4 ou 5 estrelas de rating do scout feito por ele. Invista na sua base, como os craques são da seleção, formar uma base forte vai ser uma grande arma para o futuro.

Em meio a J-League, você disputará também a Yamazaki Nabisco Cup, Taça do Imperador e Torneio Continental (caso vença, terá chances de disputar o Mundial Fifa de meio de ano).

Caso encare a J-League, aproveite para usar o Fundo de jogo rotativo da kawai gravure idol Nonami Takizawa, clic aqui! (extrair na pasta Pictures)

Nenhum comentário: